Holter
Exame que permite o registo contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como ocorre num electrocardiograma, durante o período de 24 horas, em ambulatório.
Comentários Iniciais
O exame destina-se a detectar alterações do registo cardíaco durante a sua atividade diária normal e a correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente (como palpitações, tonturas ou perda da consciência).
A realização do Holter está indicada em caso de sintomas associados a arritmias cardíacas, palpitações, perda de consciência ou no caso de pacientes que tenham sofrido um acidente isquêmico transitório (AVC cuja sintomatologia regrediu durante um período inferior a 24 horas).
Permite também avaliar o prognóstico de alguns doentes com arritmias depois de contraírem um enfarte agudo do miocárdio.
Preparação
Durante Exame
Durante as 24 horas a pessoa deve fazer a sua vida normal, exceto tomar banho, e registar num diário fornecido, qualquer sintoma que se tenha apresentado. Após esse período o equipamento deverá ser retirado e entregue o diário dos sintomas. O Holter é habitualmente analisado por um técnico com o auxílio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista.
Comentários Finais
O Holter demora aproximadamente 10 a 15 minutos a aplicar o registador e menos de 5 minutos a removê-lo. É um exame completamente seguro e sem qualquer risco. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos eletrodos mas não é habitual haver reações alérgicas importantes.