Ligue-nos diretamente: (92) 3343-5080

Faça-nos uma visita. Ver no mapa

Holter

Exame que permite o registo contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como ocorre num electrocardiograma, durante o período de 24 horas, em ambulatório.

Comentários Iniciais

O exame destina-se a detectar alterações do registo cardíaco durante a sua atividade diária normal e a correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente (como palpitações, tonturas ou perda da consciência).

A realização do Holter está indicada em caso de sintomas associados a arritmias cardíacas, palpitações, perda de consciência ou no caso de pacientes que tenham sofrido um acidente isquêmico transitório (AVC cuja sintomatologia regrediu durante um período inferior a 24 horas).
Permite também avaliar o prognóstico de alguns doentes com arritmias depois de contraírem um enfarte agudo do miocárdio.

Preparação

Não é necessária qualquer preparação. Somente deve levar roupas largas de preferência com botões à frente o que facilitará a aplicação do equipamento assim como o seu transporte durante o dia.Para a realização do exame, o tórax é desengordurado com álcool e os eletrodos são aplicados e ligados através de fios ao registador que será transportado à cintura numa bolsa apropriada.

Durante Exame

Durante as 24 horas a pessoa deve fazer a sua vida normal, exceto tomar banho, e registar num diário fornecido, qualquer sintoma que se tenha apresentado. Após esse período o equipamento deverá ser retirado e entregue o diário dos sintomas. O Holter é habitualmente analisado por um técnico com o auxílio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista.

Comentários Finais

O Holter demora aproximadamente 10 a 15 minutos a aplicar o registador e menos de 5 minutos a removê-lo. É um exame completamente seguro e sem qualquer risco. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos eletrodos mas não é habitual haver reações alérgicas importantes.